A ISO (International Organization for Standardization – Organização Internacional de Normalização) é uma organização não-governamental, fundada em 1947, com sede em Genebra, na Suíça, que visa estabelecer normas que representem e traduzam o consenso dos diferentes países do mundo.
ISO 9001:2015 é uma norma internacional que fornece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações. Faz parte de uma série de normas, geralmente chamada no coletivo de “Série ISO 9000″. Existe uma versão brasileira da ISO 9001, designada como ABNT NBR ISO 9001.
ISO 9001 é uma norma de padronização para um determinado serviço ou produto.
OBJETIVO
O ISO 9001 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa é fornecer um conjunto de requisitos que, bem implementados, dão mais confiança de que a organização é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes, e que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança.
Para obter a certificação da ISO, uma empresa deve cumprir certos requisitos, para que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada, para isto contratando um consultor que ajudara a implementar todos os processos. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade.
Através do ISO 9001 uma organização melhora a prestação de serviço ao cliente, possibilitando o melhoramento de mecanismo de entrega, por exemplo. Além disso, também é usado para medir o nível de satisfação dos clientes, melhorando a eficácia da gestão da empresa.
ESCOPO DA CERTIFICAÇÃO
Incorporação, Vendas, Projetos, Execução de obras e etc.
POLÍTICA DA QUALIDADE
A alta direção de uma empresa através da sua política da qualidade, externa seus objetivos, propósitos e intenções em relação ao seu comprometimento com o atendimento dos requisitos e com a melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão da qualidade e proporciona uma estrutura para o estabelecimento e análise crítica dos objetivos da qualidade.
OBJETIVOS DA QUALIDADE
A organização garante todos os esforços para o efetivo planejamento das ações para o alcance dos objetivos estratégicos estabelecidos.
Cada processo tem, pelo menos, um objetivo estabelecido; esta é uma declaração da intenção do processo. Cada objetivo é, então, apoiado por pelo menos um indicador de desempenho “métrica” ou (KPI) que é então medido para determinar a capacidade processo “para cumprir o objetivo de qualidade”.
– Promover a capacitação e a valorização dos colaboradores, estimulando o crescimento pessoal e profissional, visando habilitá-los ao desenvolvimento de suas atividades.
– Assegurar a melhoria contínua e a otimização dos processos internos, promovendo a excelência nos serviços e a satisfação dos clientes internos e externos, por meio da gestão da qualidade.